segunda-feira, 18 de maio de 2009

Influências negativas dos Media


Já não bastam os problemas do dia-a-dia e os stresses emocionais, surgem ainda as influências dos Mass Media, por vezes mais maléficas que benéficas. Decidimos hoje falar um pouco das desvantagens das suas influências.
Uma criança, quando pequena, não tem preconceitos, não atribui estereótipos a pessoas ou grupos, é animada, brincando com qualquer pessoa: ao entrar num infantário, podemos observar o modo como as crianças brincam umas com as outras, independentemente da cor, cultura, crença, etc. Com o passar do tempo, com a integração nos meios sociais e aprendizagens parentais, as crianças vão-se definindo através de uma mistura de influências, entre as quais se destacam de modo subversivo as dos Mass Media. Entram na geração do stress, imitando os seus actores favoritos na sua série predilecta, tomando-os como ídolos. Alguns conseguem ultrapassar este tipo de influências, considerando-as como "tolices". Outros não distinguem a diferença entre a realidade e a série preferida. Encarando a sua vida semelhante à realidade irreal dos programas televisivos, o adolescente toma atitudes parcialmente influenciadas pelos Mass Media, desde o consumo de drogas e álcool à construção de imagens ideais a atingir, chegando a ter distúrbios psicológicos... Os pais ou encarregados de educação só se deparam com o comportamento dos filhos muito tempo depois, muitas vezes sendo irreversíveis.
No vídeo se segue podemos observar o efeito que os Mass Media têm sobre as pessoas, afectando as mais jovens, as mais ingénuas, as mais susceptíveis de manipulação. Os produtores deste tipo de anúncios, quer a nível televisivo (ou outro), sabem do efeito que causam nas pessoas. No entanto, o seu objectivo é que haja uma maior procura do seu produto.
E tu, que estás aí desse lado... O que achas?